sexta-feira, 29 de julho de 2016

Resenha: Ratos, Gordon Reeice


Título: Ratos

Autor: Gordon Reece

Gênero: Thriller/Suspense

Páginas: 240

Editora: Intrínseca

Ano: 2011











Avaliação

Capa:          10

Conteúdo:  10





Resenha: Ratos, Gordon Reece 


    Admito que nunca tinha ouvido falar de Gordon Reece muito menos do livro Ratos até ele estar à venda na submarino por 3R$, TRÊS REAAAIS, e com certeza foi a melhor compra que já fiz. Não esperava muito dá obra, mas ela me surpreendeu tanto pela aparência, que é incrível quanto pelo conteúdo; principalmente por ele.

  Shelley é uma adolescente problemática como um enorme baixo autoestima e um sonho de ser escritora; a narrativa inicia com sua mãe comprando o Chalé Madressilva, uma antiga moradia que é excessivamente fora da cidade.Com a mudança Shelley acredita que entrará em uma fase da sua vida que será a menos conturbada, uma calmaria depois de um mar de infelicidades que foi o início da sua puberdade e a separação inquietante de seus pais. No entanto está COMPLETAMENTE errada sobre isso.

  Na transição da infância para a adolescência Shelley -que sempre teve uma ótima convivência com suas três melhores amigas- nota que isso vai mudando conforme elas sofrem as transformações físicas e emocionais da adolescência e Shelley continua a mesma. Essas dessemelhanças fazem com que se torne mais vulnerável no grupo de amigas e assim começa o bullying. No início a menina apenas ignorava os maus tratos das amigas, porém chega ao ponto em que ela não pode mais esconder isso de si nem de sua mãe e nesse momento acontece o ápice da violência.

  Ao comprar o Chalé mãe e filha se acomodam na rotina, não saem de sua toca por nada, Shelley aprendeu a gostar das aulas em casa e até preferia, mas na madrugada do seu décimo sexto aniversário um acontecimento põe toda paz que construíram sobre a casa a perder, uma vez que um ladrão invade o Chalé e destrói suas rotinas e a convicção de falsa segurança que possuíam.


  Ao ler a sinopse desse livro minha impressão era que se trata apenas de uma história de bullying mas vai bem além disso (o bullying é mencionado poucas vezes) a obra gira entorno dos conflitos psicológicos de Shelley e as mudanças na sua vida e de sua mãe que fazem com que elas deixem de ser ratos, ou seja deixem de ser pessoas que fogem de qualquer conflito, que se tornam vítimas de si mesmo. Ratos não enfrentam desafios correm deles e ratos só afrontam gatos quando postos em seus limites.


  A obra é resumidamente inquietante, um verdadeiro Thriller Psicológico onde você embarca e não consegue parar de navegar, é aquele tipo de história que te acompanhara por muito tempo, mesmo depois de ter completado a leitura.



  Gordon Reece realmente da vida as personagens pois no começo elas apenas parecem ser aquilo, ratos humanos, mas quando postas aos seus limites elas criam uma complexidade incrível, realizam feitos nunca imaginados pelas próprias. O autor invade sua mente através da de Shelley e te faz questionar a si, por isso não apenas recomendo a leitura de Ratos, mas insisto para que leiam, pois é um livro fantástico, no entanto não conhecido e tenho certeza que é melhor que muitos romances por aí, porém com um menor prestígio.





4 comentários: